Fonte: Diário do Nordeste
Em 2020, o setor elétrico brasileiro contará com cerca de R$ 500 milhões para a inovação das concessionárias em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e startups. Para Benildo Aguiar, presidente do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), o investimento trará mais oportunidades para as empresas locais.
“Esse volume de recursos é uma oportunidade para que a gente, no Ceará, se destaque, transformando as ideias em algo concreto, que traga benefícios para quem gerou a ideia, para quem vai investir e para os consumidores de energia”, disse Aguiar durante a 4ª edição do Roadshow Energy Future, realizado em 23 de janeiro, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Segundo Apolo Lira, representante do Energy Future, esse é o maior volume de recursos voltados para o segmento de P&D do Brasil, em 2020. A ideia é fomentar investimentos na área de energias renováveis, redes inteligentes, dentre outros. Serão selecionados 18 projetos de inovação no País.
Melhoria dos serviços
De acordo com Amadeu Macêdo, responsável pelo programa de P&D e novas tecnologias da Enel Brasil, a ideia é fomentar projetos focados na melhoria dos serviços ao consumidor final. “Até agora, boa parte dos P&Ds foram direcionados para o início da cadeia, agora queremos produtos focados no serviço”, disse.
Macêdo aponta ser do interesse do grupo que empresas locais participem do projeto. “30% desses R$ 500 milhões devem ser aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Então, a gente está olhando projetos que possam resolver gargalos regionais”.
Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Ceará, Paulo André Holanda, o montante direcionado para o Ceará dependerá da qualidade e quantidade de projetos apresentados.
Este conteúdo não reflete necessariamente a opinião do Portal Ligado na Inovação, que atua na divulgação de clipping sobre Pesquisa e Inovação no setor elétrico, através de matérias, artigos, entrevistas e opiniões.